No dia 5

Acho que já aqui referi que o "Chocolate" é o meu filme preferido, ou melhor, um dos muitos... Gosto do filme porque, tal como o livro, é despretensioso, simples e deixa-me de sorriso aberto. Adoro a loja de chocolates, porque quase consigo cheirar o cacau e deliciar-me com a formas de cobre onde se moldam os bombons.

Deveu-se, então, a esta minha devoção cinematográfica e, claro, doceira, a inscrição no 2º Workshop de Bombons Artesanais, realizado na chocolataria Denegro. A oficina dos chocolates é pequena, acolhedora, e o cheiro do chocolate negro é constante.

Aprendeu-se alguma linguagem técnica, como temperar o chocolate, ou seja, manuseá-lo por forma a ficar com a temperatura ideal. Este ponto certo na temperatura é que vai permitir ao bombom tornar-se brilhante e, mais importante, crocante ao trincar.

Outro aspecto muito importante é a ganache (recheio) que, basicamente, pode ser feito com todo o tipo de ingredientes. Aprendi a fazer ganache de limão e café e provei bombons com muitas outras: gengibre, maracujá, mel, castanha, praliné, framboesa...

Fiquei com vontade de experimentar mais! Quiçá poderá fazer-se a junção do cacau ao artesanato... :)

Comments

  1. Anonymous12:14 PM

    Oi Inês,
    o "Chocolate" também é dos meus filmes favoritos e o livro ainda mais! Quanto a chocolates, até me cresce água na boca só de pensar neles! E faze-los também deve ser uma delicia!

    ReplyDelete
  2. Obrigada pelo teu comentário no mini-saia!

    E que bem que se está por aqui - até fiquei com água na boca, e com vontade de rumar ao frigorífico, buscar um chocolate!

    Beijinhos.

    ReplyDelete
  3. Anonymous5:24 AM

    This comment has been removed by a blog administrator.

    ReplyDelete
  4. Oh,meu deus!!! Quais bolachinhas de chocolate, qual carapuça! Estes chocolates batem as minhas bolachinhas aos pontos! :) Como te inscreveste nessa maravilha de curso? Também quero... Beijinhos.

    ReplyDelete
  5. Olá Inês!!

    os teus brincos chegaram e fizeram as minhas delícias...

    obrigada!

    ReplyDelete
  6. Hmmm só posso dizer que ERAM muito bons! O que eu me esforçei para fazê-los durar algum tempo... :)

    Carla, depois de ler o livro e ver o filme, ainda me deu mais gozo saber fazer alguma coisinha de chocolate.

    Alice, obrigada pela visita :)*

    Lisa, também não precisas de menosprezar as tuas bolachas, que têm um aspecto óptimo! Encontrei o curso muito por acaso, através da net.

    Alexandra, ainda bem que gostaste!

    Beijinhos a todas!!

    ReplyDelete
  7. que imagens mais deliciosas!!
    eu já li o livro há alguns anos atrás mas lembro que achei a autora espectacular e inclusive tenho o filme, que adorei! ;)
    Beijinhos**

    ReplyDelete
  8. hum!! nham nham! que delicia!!

    ReplyDelete

Post a Comment

Obrigada pelo comentário! Thanks for your comment!

Popular Posts